sexta-feira, 22 de julho de 2011

Velho comandante

Meninos voem planador, paulistinha, aprendam o elemento intuitivo do ar. Sintam o cheiro da atmosfera.Observem os pássaros, a poeira, a fumaça, as marolas da água, a posição dos animais no campo,o pio Da coruja, os galhos das arvores. Faça seu curso de piloto não apenas pensando na hora a menos que você galgou para o mínimo do PC, mas na hora em que você interagiu com o universo,com as forças da natureza.

A atmosfera, esta fina e tênue camada gasosa formada basicamente por: nitrogênio (78%) e oxigênio (20%) e demais gases,alem do vapor de água é o nosso meio, o nosso sustento. Torricelli no século XVI venceu a gravidade observando a natureza e os pássaros. O homem, este eterno invejoso, decidiu que poderia também voar, o que hoje fazemos das mais diferentes e estranhas maneiras. Atualmente pilotamos o automatismo, deixando de lado os princípios e as leis básicas de pilotagem. Toda força exercida pelo ar sobre qualquer corpo nele imerso, decorre única e exclusivamente dos choques de suas moléculas contra as superfícies externas ou internas deste corpo. Uma conseqüência deste princípio é que todas estas forças sejam elas aerodinâmicas ou aerostáticas e não importando se as chamemos de Sustentação, Empuxo, Arrasto, etc., irão depender apenas da quantidade de moléculas e das velocidades do choque entre estas e as superfícies de um corpo, esteja este ou o ar em repouso ou em movimento.Sintam a natureza, interajam com a maquina, mas nunca se esqueçam que jamais um engenheiro aeronáutico vai superar em seu projeto uma maquina, insuperável ,criada por Deus, Você, homem, piloto.Você é muito melhor do que qualquer maquina jamais construída.

De um colega, comandante das antigas...

Um comentário:

Alvaro Menezes disse...

Boa tarde Eduardo,

Hoje, 24/07/2011, ao chegar na portaria da pista fui informado que meu acesso ao local estava proibido e que eu deveria entrar em contato com você.

Sei que a área é particular e que estamos sujeitos às normas do proprietário, porém foi muito desconcertante ser barrado sem saber o porque.

Algo em minha conduta motivou sua decisão?

Como não tenho seu contato, esse posto foi a única maneira pela qual pude me comunicar.

Ficam aqui meus contatos:
11 7825-0694
30*10010
alvaro@helinaveia.com.br

Um grande abraço,
Álvaro Menezes