sexta-feira, 24 de julho de 2009

Interferência Futaba 2.4 no Spektrum DX5e - COM RESPOSTA

A informação abaixo eu retirei do forum hobbyesportes.
O link é este:

Até agora eles não chegaram a uma conclusão do que poderia ter acontecido.
Uma possivel explicação seria o Spektrum estar com a pilha quase descarregada.

Se tivessem me contado esta história eu diria que alguem andou bebendo mais de meia taça de vinho.


"Ai galera de plantão,
Neste final de semana me acontecue algo que me deixou chateado, cheguei no campo e la estavva um amigo apredendo a voar, ele usava um radio EXPECTRUM ``acho que é assim qu disse e se escreve´´ 5 canais, aquele que usa 4pilhas comum no transmissor, montei meu aero depois de trocar algumas palavras com ele e fui testar meus comandos, meu radio um Futaba 2.4 6canais, quando ouvi barulho, não preciso dizer que foi lenha..., procura daqui examina dali ele que ficou sem comando, recuperamos tudo, testamos e tudo funcionava, achamos até que poderia ser barbeiragem de aprendiz, mas ele afirmando que os comandos não respondia.
Para encurtar a historia, quando eu liguei o meu radio simplesmente o dele travava todos os comndos, testamos varias vezes, e sempre aconteceu o mesmo, quando eu ligava meu transmissor o dele perdia o sinal...
Pergunto, isso é normal ??? sendo que os 2 radios são 2.4 ?? o que eu achava que era imune a esse tipo de acidente ???
Se alguem tiver uma resposta, por favor poderia me esclarecer ??
Grato pelas possiveis respostas.
sds/
Antonio
A melhor resposta técnica:
"ter gente discutindo que possivelmente foi a incidencia dos leds do display eletrônico que provocou uma ressonância geradora de uma onda portadora que alterou as ondas em spread spectrum com alteração da velocidade destas e, com incidência no módulo de potencia final do transmissor que gerou uma transferencia de sinal confundindo o receptor que estava com o seu modulo de recepção ajustado na frequencia exata e, por isso, provocou o ACIDENTE, que, como o proprio nome define, é "um efeito inesperado dentro do contexto de uma situação especifica".

Leandro Chaves
"

12 comentários:

Felipe Malzoni disse...

"EXPECTRUM" - Será que o cara é carioca?

Affonso disse...

"Pergunto, isso é normal ??? sendo que os 2 radios são 2.4 ??"

Sim é absolutamente normal, os fabricantes, principalmente a Futaba e a JR (Spektrum) fazem de propósito para poder vender mais receptores e servos, já que varias vezes eles são quebrados na lenha.

Tohmé disse...

Sr. Antônio
Isto é perfeitamente normal...um Futaba sempre derruba um Jr/Spejtrum (será que é assim que se escreve?).
Ao contrário nunca acontece!!!!

Eduardo disse...

Também depende da direção do vento...pode jogar um 2.4 contra o outro e a frequencia vai para 4.8 no ixprektum(será assim ?)e como o futaba é 2.4 +, não dá pobrema nele, só no JR/equespektrum (ou assim ?)

Ricardo Segnini disse...

ALGUÉM PODE ME DIZER O QUE SIGNIFICA A SIGLA "JR" E "SPEKTRUM"
NUMCA OUVI FALAR ALGUÉM PODE ME EXPLICAR.

Tohmé disse...

Ricardo

É o seguinte:

- Jr = júnior, antônimo de sênior e master (Futaba)

- ispectroum (será que é assim?) = foi somente inventado para que as pessoas tentem escrever da maneira correta. É só uma brincadeirinha de mau gosto, entendeu?

Eduardo disse...

Ricardo,
Isto são coisas sem importancia para a pratica do hobby...por enquanto vc não precisa saber

Anônimo disse...

Vejo um espéquitrum de maldade nestas repostas.
JR - jóia rara
Futaba : Fabricas Unidas TABAjara.

Ricardo Segnini disse...

BOM, ACHO QUE MINHAS DUVIDAS FORAM ESCLARECIDAS.
REFERENTE AO SPIQUITRUM(ACHO QUE É ASSIM) FOI INVENTADO SÓ PRA GENTE APRENDER A ESCREVER.
"JR" POR SE TRATAR DE UMA JÓIA RARA DEVE SER DIFICIL ENCONTRAR E O VALOR DEVE SER MUITO CARO E NÃO DEVE TER MUITA TECNOLOGIA, POIS A FABRICAÇÃO É PEQUENA.
DO OUTRO LADO, "FUTABA" FABRICAS UNIDAS TABAJARA, JÁ É MAIS FACIL DE ACHAR, O PREÇO É MUITO BOM, TEM MUITOS MODELOS E A TECNOLOGIA(TABAJARA)NÃO DEVE TER PROBLEMAS, POIS TEM ATÉ ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM SÃO PAULO, UMA TAL DE "AEROMODELLI", EU JÁ IA ME ESQUECENDO TÉCNOLOGIA "TABAJARA" É O QUE MAIS TEM NAS PISTAS HOJE EM DIA.

Anônimo disse...

Lendo o texto com resposta postada pelo Leandro Chaves, penso que ele poderia ser convidado a participar do Blog.

Affonso disse...

"...ele poderia ser convidado a participar do Blog."
Me desculpe amigo Ricardo, mas discordo de você. Depois de ler atentamente a resposta, percebe-se que ele não passa de um enganador, pois afirma: "alteração da velocidade destas" quando o correto seria "alteração da amplitude destas".
Portanto acredito que a presença dele neste blog só serviria para diminuir o altíssimo nível técnico deste.

Anônimo disse...

Dr. Affonso,
contra seus argumentos nem uma blindagem G5 resistiria!!